Workshop com o Jornalista da TV Clube, Leo Mendes onde o participante poderá fazer uma imersão prática nas redes sociais, conhecendo os aplicativos mais modernos e eficientes para edição de foto e vídeo, bem como técnicas simples para deixar a captura audiovisual mais eficiente. Além disso, vai ser possível conhecer sobre storytelling, para dominar a arte de contar história e atrair visualizações. E os princípios do webjornalismo nas redes sociais.
Não há pré-requisito para participação. Todo mundo que gosta de postar nas redes sociais é super bem-vindo. O workshop é aberto para alunos UNINABUCO, alunos de jornalismo de outras instituições, bem como o público em geral.
PROPOSTA WORKSHOP/PALESTRA SOBRE WEBJORNALISMO
1 – Introdução:
LÉO MENDES
GRADUADO EM JORNALISMO E PÓS GRADUANDO JORNALISMO DE DADOS.
(Falar sobre mim, início da carreira e o que faço atualmente)
2 – Webjornalismo:
Webjornalismo ou Jornalismo online é o jornalismo praticado através das redes sociais. Além, das tradicionais mídias como o rádio, tv e revista.
Storytelling: A arte de dominar histórias. Saiba contar o início, meio e fim de cada história junto a publicação. São técnicas de contar história inspiradas em roteiristas e escritores. Com certeza, contará uma história que ficará marcante. Um bom exemplo de storytelling são os filmes da Disney e Pixar.
Mensagem -> Ambiente -> Personagem -> Conflito
“Histórias lidas no momento certo jamais te abandonam. Você pode esquecer o autor ou o título. Pode até não lembrar precisamente o que aconteceu. Mas se você se identifica com uma história, ela continua com você para sempre. (Neil Gaiman)”
3 – Aplicativos para edição:
· Inshot:
· IMovie:
· Mojo:
· Filmora:
5 – Monitoramento e agendamento dos posts.
O monitoramento é superimportante para saber o que está dando certo. No Facebook e Instagram ele te da toda a estatística.
Obs: mostrar prints do Facebook e Instagram
6 – Criar a própria identidade: falar sobre letras, posicionamento da página e estar presente comentando e engajando com os seguidores.
7 – Story e seu alcance
8 – Layout do feed
9 – Hashtags: O que devo ou não colocar nas minhas publicações.
10 – Shadowban: O cuidado para não ser banido e ter o alcance abaixo do esperado e o não crescimento.
Sites: Postgram e Mlabs
Plus: Instagram ADS. Como investir e alcançar novos seguidores que gerem engajamento. Crie público especifico para ver o seu conteúdo.